Foz do Iguaçu, localizada no Paraná, é uma cidade cheia de atrações e que tem a honra de guardar um dos mais belos espetáculos da natureza na Terra, as Cataratas do Iguaçu. Todo o crédito pertence ao Rio Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina e presenteia ambos os países com as Cataratas — um cenário natural perfeito, com as mais lindas quedas d’água do planeta.
Imponentes belezas naturais e grandes obras humanas, destino para compras, lugar para relaxar em meio à Natureza, bons restaurantes, museus, parque com aves e passeios divertidos são alguns dos atrativos da região de Foz do Iguaçu.
A cidade ainda tem a vantagem estar na tríplice fronteira com Argentina e Paraguai, o que permite que um visitante ainda conheça um pouquinho dos países vizinhos. É um destino com muitas atrações, que agrada a pessoa de todas as idades e onde etnias se encontram e consagram seus ensinamentos para que vivam em harmonia.
• Parque das Aves
O Parque das Aves é uma atração muito famosa de Foz do Iguaçu e um lugar onde as pessoas podem entrar em contato com os animais, percebendo de perto suas características e sua forma de viver. O espaço mantém pesquisas e atividades para reabilitar aves a voltarem a viver sozinhas depois de terem sido capturadas, por exemplo, não se prendendo apenas à exposição dos bichos. É um local que muitos animais resgatados vivem, já que muitos deles após serem capturados não têm condições de voltar a viver em seu habitat natural.
Para quem gosta de natureza, e principalmente de aves, conhecer o Parque das Aves é imprescindível. A área do lugar é enorme, com capacidade para comportar inúmeros animais. A parte mais legal do passeio é poder entrar em viveiros gigantes, onde o turista vê as aves voando bem pertinho, convivendo umas com as outras.
• Cataratas do Iguaçu – Parque Nacional do Iguaçu
Não foi sempre que o Parque Nacional do Iguaçu, um dos patrimônios naturais da humanidade, esteve livre para ser visitado por qualquer pessoa. Antigamente a área brasileira das cataratas era uma propriedade privada e só depois da visita e do incentivo de Santos Dumont ao lugar é que o parque ganhou notoriedade como área de interesse público.
As quedas d’água do parque das cataratas formam-se pelas águas do Rio Iguaçu, que divide Brasil e Argentina. O lado brasileiro é ótimo para observar as quedas enquanto se faz a Trilha das Cataratas, com 1200 m, a principal atração do parque brasileiro. Ao longo do percurso é comum encontrar quatis, pássaros ou borboletas, que brincam entre as folhas das árvores. A trilha possui diversos mirantes, perfeitos para tirar fotos e sentir no rosto respingos das cachoeiras. O lado negativo dessa trilha é que ela possui escadas e quem tem dificuldade de locomoção será prejudicado.
• Parque Nacional Iguazú – Argentina
Tanto o Brasil quanto a Argentina possuem parques nacionais para que turistas de toda parte possam conhecer melhor as Cataratas do Iguaçu, essa maravilha natural reconhecida como uma das sete mais importantes do mundo. O visual do lado argentino é belíssimo e, assim como o lado brasileiro, merece uma visita para que sua viagem esteja completa. Se do lado brasileiro o parque se chama Parque Nacional do Iguaçu, na Argentina ele se transforma em Parque Nacional Iguazú.
A verdade é que grande parte das quedas das cataratas estão do lado argentino, por isso é tão importante que o viajante reserve um tempo para visitar ambos os lados. O lado brasileiro é o melhor para obter uma visão panorâmica das cataratas, mas é do lado argentino que você verá de perto a maior das quedas, ou seja, a viagem só estará completa se você caminhar pelos dois parques, pois cada um tem sua beleza e suas características.
• Itaipu Binacional
Itaipu Binacional é o símbolo da harmonia entre Brasil e Paraguai. Conhecer a maior geradora de energia do mundo é um passeio imperdível em Foz do Iguaçu; a cidade brasileira é um destino muito famoso pela beleza natural das cataratas, mas conhecer a hidrelétrica é a certeza de visitar uma das grandes obras humanas já construídas.
Paraguai e Brasil dividem não apenas a energia produzida pelas vinte turbinas do local, mas o número de funcionários que trabalham em Itaipu. Foi a obra da hidrelétrica que fez com que a cidade de Foz do Iguaçu se desenvolvesse, pois nos tempos áureos de sua construção o lugar chegou a ter quarenta mil trabalhadores simultaneamente. Diante de tantos dados impressionantes, você não pode deixar de incluir em seu roteiro uma visita a esse grande invento humano.
• Macuco Safari
O Macuco Safari não é apenas o mais importante passeio da região das cataratas, é um dos mais interessantes no Brasil! Não é todo dia que as pessoas têm a chance de tomar um banho nas quedas d’água das cataratas, então, não deixe de aproveitar essa oportunidade!
O passeio começa com um trajeto de 10 minutos em um carro elétrico que passa por dentro da mata enquanto o instrutor faz algumas explicações sobre as árvores que se vê no caminho e a floresta ao redor. Em seguida, vem a fase da caminhada (opcional) numa trilha bem estruturada pelo meio da floresta com cerca de 600 metros.
• Marco das 3 Fronteiras
Localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, o Marco das 3 Fronteiras é uma atração turística em Foz do Iguaçu que por muitos anos foi apenas um obelisco que sinalizava ali um ponto estratégico de encontro entre os 3 países. Nos últimos anos, no entanto, o local foi completamente reformulado, ganhou uma megaestrutura e se tornou uma atração muito legal da cidade.
O Marco das Três Fronteiras permanece com seu obelisco, mas hoje está cercado por um cenário que remete às edificações das Missões Jesuíticas, tem praças, restaurante, lanchonete, loja de presentes, um mirante belíssimo, apresentações de dança, além do próprio obelisco, que ganhou um show de luzes e água!
A primeira coisa a fazer antes de programar uma viagem a Foz do Iguaçu é pensar também na maneira que você prefere encontrar as cataratas. Se a ideia é ver as quedas d’água em seu potencial máximo e com muito volume, vá no verão; se, ao contrário, você prefere ver a beleza de quedas d’água melhor definidas, o melhor é ir no inverno. Se não puder escolher a data da viagem, não se preocupe: as cataratas são um espetáculo incrível o ano inteiro!
No inverno, com temperatura média de 18ºC, a chance de pegar chuvas é menor, especialmente nos meses de junho, julho e agosto. O quadro é exatamente o oposto no verão, que, além de apresentar uma média de 26ºC, tem uma grande incidência de chuvas, provocando também um forte aumento na vazão das cachoeiras. Setembro e outubro, historicamente, são meses com alto índice de chuvas e temperaturas razoáveis. O mesmo preceito das chuvas vale para quem quer ver as comportas de Itaipu abertas — as chances são maiores no verão.
SOLICITAR CONTATO
PLR TURISMO
Endereço: Av. Mário Gurgel, 5353 – São Francisco, Cariacica – ES, CEP: 29145-910
Telefone: (27) 99890-8360
E-mail: edvandolopes@plrturismo.com.br
CNPJ: 45.429.204/0001-80
Desenvolvido por NL Marketing Turismo