Bariloche é uma cidade com cerca de 130 mil habitantes localizada no norte da Patagônia argentina e na região dos lagos andinos. Não é de hoje que esse nome faz sucesso entre os brasileiros, que muitas vezes aproveitam a viagem para ter seu primeiro contato com a neve.
E ela realmente não faz sucesso em vão. Visitado por famílias, casais e enormes grupos de estudantes, esse delicioso destino de férias oferece atrativos para as mais variadas faixas etárias. Há quem viaje para lá pensando apenas em neve, mas garantimos: há muito mais que esqui e snowboard para fazer.
Paisagens dignas de cenas de filmes. Lagos de águas cristalinas acompanhados de uma geografia acidentada, cheia de morros verdes no verão e branquinhos de neve no inverno. Bariloche é bem assim, um lugar com natureza privilegiada, boa estrutura e uma enorme variedade de passeios para explorar suas belezas. Aliados às imagens naturais estão o charme da colonização alemã e austríaca, os preços não tão exorbitantes e a culinária excelente.
Aliás, a cidade é péssima para emagrecer. Pense num lugar com bons pratos… é lá mesmo! Aproveite para experimentar a gastronomia local, rica em peixes como truta e salmão, além dos habituais cortes de carnes argentinos, que dispensam comentários. Além disso, as lojas de chocolates são tantas, com tamanha variedade de doces, que fica difícil resistir e não voltar para casa com – pelo menos – uma caixinha.
• Cerro Catedral
O Cerro Catedral é o maior complexo de esportes de neve de Bariloche – e também da América do Sul. O lugar tem pistas para todos os níveis de esportistas, desde os que estão começando nos esportes aos mais experientes. São 25 meios de elevação no complexo e vários setores com pistas para snowboard e esqui, além de uma dedicada ao esqui alpino.
Mais do que um mero local para praticar esportes, o Cerro Catedral apresenta uma megaestrutura. Mesmo que não queira esquiar, você poderá passear pelas montanhas apenas para observar ou curtir algum dos inúmeros restaurantes que estão ao seu redor. Uma boa notícia é que o lugar fica aberto mesmo no verão e, ainda que não haja neve, é possível apreciar a paisagem ao redor do Cerro, que é muito bonita.
• Circuito Chico
Circuito Chico é um passeio tradicional em Bariloche, onde percorrem-se cerca de 60km, do centro da cidade até o famoso Hotel Llao Llao, construído em 1948.
Durante o passeio chico (pequeno) os turistas passam pela Av. Bustillo, às margens do lago Nahuel Huapi, e têm visões belíssimas da região – como as ilhas do Ovo e da Galinha, além de pequenas praias e mirantes. Uma parada que vale a pena fazer durante esse percurso é no Cerro Campanário ($70.000), que tem uma vista de 360 graus e rende fotos incríveis.
O passeio pode variar de acordo com o tempo e a vontade dos participantes, com paradas em alguns mirantes e na Capela San Eduardo, construída em madeira. Durante o trajeto muitas pessoas gostam de parar em mirantes para fazer fotos com cachorros da raça são-bernardo, conhecidos pela pelagem e pelo tamanho avantajado.
• Cerro Campanário
O Cerro Campanário é um morro com 1049m de altura às margens do lago Nahuel Huapi. Do lugar é possível ter uma vista privilegiada para os arredores de Bariloche e muitas pessoas dizem, inclusive, que é o morro que proporciona as paisagens mais bonitas da cidade. O acesso é feito por um percurso de sete minutos em teleférico com lugar para duas pessoas.
O diferencial do Cerro Campanário é que ele tem vários mirantes e não apenas um, permitindo admirar as paisagens de diferentes ângulos. Reserve um tempo para ir ao local com tranquilidade e não precisar tirar fotos com pressa.
Ir bem agasalhado e com luvas é importante, porque a temperatura em cima do Cerro é mais baixa que na parte de baixo dele. Se estiver ventando, principalmente, prepare-se para sentir frio.
• Cerro Otto
O Cerro Otto é um passeio imperdível e que não deve faltar em sua programação. O acesso ao topo do morro é feito em um teleférico fechado, com capacidade para quatro pessoas, e mesmo antes de desembarcar do teleférico, a beleza da região já impressiona.
Lá em cima do cerro, coberto de neve durante o inverno, é possível fazer esquibunda, caminhadas guiadas ou curtir a Confeitaria Giratória, que dá uma volta completa a cada 20 minutos. A área interna do Cerro também conta com uma pequena galeria de arte, boate e duas lojinhas para comprar lembranças.
Tirar fotos, brincar na neve ou simplesmente apreciar a paisagem do lado de fora ou na confeitaria (que, com certeza, é mais quentinha) são as melhores pedidas por lá. Fotografe muito e aproveite o visual espetacular desse lugar.
• Piedras Blancas
Piedras Blancas é uma estação que, diferentemente das outras na região, não é voltada para esqui e snowboard, mas para esquibunda ou descida com trineo – como chamam na cidade. O lugar é ideal para quem quer se divertir em família e brincar nas pistas de diferentes níveis de dificuldade. Se você não quer se prender a regras ou técnicas que os esportes de neve habitais exigem, brincar no esquibunda é uma ótima opção.
Não deixe de subir no teleférico e ir até a parte superior de Piedras Blancas, pois, apesar de não haver nenhuma atividade lá em cima, você poderá apreciar um visual belíssimo e tirar fotos com um boneco de neve enorme.
• Passeio noturno – Noite Nórdica
A noite nórdica é um passeio noturno em que os turistas têm a oportunidade de pilotar seus próprios quadriciclos, no meio de bosques nos arredores do Cerro Otto. É uma experiência peculiar, pois o passeio foge completamente do cenário urbano, proporcionando uma experiência de contato com a natureza. Após pilotar o quadriciclo por cerca de uma hora entre árvores antigas, chega-se ao Refúgio Arelauquen, onde é servido o jantar.
Antes de pensar em quando viajar, é preciso saber qual Bariloche você prefere encontrar. A Bariloche de neve ou a da natureza exuberante? O verão é indicado para fazer caminhadas e passeios ao ar livre, pois nesse período as temperaturas estão mais agradáveis e o tempo, mais firme, sem tantas chuvas. O inverno, por outro lado, traz a neve – se sua ideia é conhecer Bariloche toda branquinha e fazer esqui ou snowboard, não há dúvidas: vá no inverno!
No verão, a média fica na casa dos 14ºC, ultrapassando os 20ºC em dias quentes. Nessa época o sol fica presente por mais tempo – a escuridão só chega lá pelas 21h-22h e é possível aproveitar melhor o dia. Esse período é ótimo para quem não gosta muito de frio, para fazer esportes aquáticos, passeios nos lagos da região e trekking, além de ser uma temporada de preços mais atrativos.
O inverno é o período das precipitações e, consequentemente, da neve. As temperaturas ficam em torno dos 2,5ºC, podendo ser mais altas durante o dia, na casa dos 8ºC, mas também chegando a médias mínimas de -3ºC e sensação térmica de -16ºC durante a madrugada, por exemplo. Sim, faz bastante frio! Capriche nas roupas quentes.
SOLICITAR CONTATO
PLR TURISMO
Endereço: Av. Mário Gurgel, 5353 – São Francisco, Cariacica – ES, CEP: 29145-910
Telefone: (27) 99890-8360
E-mail: edvandolopes@plrturismo.com.br
CNPJ: 45.429.204/0001-80
Desenvolvido por NL Marketing Turismo