Gramado, no Rio Grande do Sul, é o principal destino de inverno no Brasil e esse título é muito merecido. Engana-se quem pensa que a cidade, por ser pequena, não tem muito a oferecer, pelo contrário. São vários parques, museus, restaurantes e atrações de todo tipo que fazem de Gramado um destino propício para pessoas de todas as idades e em busca de todo tipo de viagem. Seja para um momento a dois, viagem em família ou com crianças, Gramado certamente irá te impressionar!
A pequena Gramado fica a apenas 115 km de Porto Alegre e o percurso até a cidade é fácil, seja de carro alugado ou um transporte contratado. O ideal é dedicar alguns dias à viagem para não se prender apenas a Gramado e conhecer também os encantos de Canela, a cidade vizinha que está a apenas a 7 km de distância. As duas cidades funcionam como uma só, tamanha a interação entre elas.
Prepare-se, porque Gramado tem cada vez mais atividades e em alguns poucos dias por lá você não conseguirá fazer tudo. O ideal é pensar quais passeios fazer antes mesmo de viajar!
• Bento Gonçalves
Bento Gonçalves é uma cidade do Rio Grande do Sul, localizada a 120 km de Gramado e a 123 km de Porto Alegre. Ela é um dos maiores pontos de interesse da Serra Gaúcha, se você gosta de apreciar um bom vinho, visitar a cidade com certeza é um passeio imperdível! Nós recomendamos que você reserve alguns dias para explorar Bento e seus arredores, mas se não houver muita disponibilidade de tempo, é também possível visitá-la em um único dia saindo de Gramado ou outra cidade, muito embora dessa forma o itinerário fique um pouco mais corrido.
• BusTour
O BusTour é um ônibus turístico de Gramado que possui dois andares e faz uma rota pelas principais atrações das cidades de Gramado e Canela. O ônibus tem roteiros pré-determinados e segue seu caminho fazendo paradas nos principais pontos de interesse das cidades, permitindo aos seus passageiros saírem e voltarem quando desejarem.
Mais do que um passeio turístico com informações relevantes sobre a região, o BusTour é um meio de transporte ideal para quem está sem carro, mas quer ter a oportunidade de conhecer os ponto turísticos em seu próprio tempo.
• Cristais de Gramado
Gramado tem uma fábrica de cristais, chamada Cristais de Gramado. Dentro do local, que está aberto a visitação, funciona o Museu Vivo do Cristal. Nele, você pode conhecer o processo artesanal de produção dos cristais, que é similar ao do vidro.
A visita à fabrica e ao museu são feitas de forma guiada, em um passeio interativo e moderno, com direito a conhecer a matéria-prima e as etapas de fabricação do cristal, que é criado através do manuseio de uma massa quente de areia que, ao ser exposta ao calor e ao ar, toma formas infinitas. Tudo de acordo com o gosto do artesão, suas ferramentas e sua criatividade. O processo é bem interessante, criativo e completamente artesanal.
• Passeio de Maria Fumaça
O passeio de Maria Fumaça é um dos mais populares em Gramado, embora não fique propriamente na cidade. Esse passeio em uma locomotiva a vapor parte da cidade de Bento Gonçalves, a 120 km de Gramado e percorre mais de 20 km entre cidades pequenas da Serra Gaúcha, como Garibaldi e Carlos Barbosa.
Durante o trajeto, os passageiros assistem a apresentações teatrais e musicais, além de poderem curtir o ar puro e as belas paisagens da serra.
• Snowland
O Snowland é uma atração diferente de todas as outras em Gramado, que surpreende a pessoas de todas as idades! Trata-se de um parque fechado de neve! A esperança de muita gente que visita a cidade serrana é de ver neve… No Snowland, isso é uma realidade o ano inteiro, faça chuva ou sol.
O parque tem acesso pago, cujo valor depende da época do ano. Dentro dele, estão disponíveis várias atividades, algumas delas com valor já incluído no tíquete inicial, outras pagas à parte.
• Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos é uma região da Serra Gaúcha formada pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Essa região recebeu esse nome devido ao destaque na produção de vinhos e uvas, uma herança da colonização italiana e que hoje é considerada Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. O Vale dos Vinhedos possui diversas vinícolas, portanto é o destino perfeito para quem gosta de enoturismo.
Por lá, você encontrará mais de 30 produtores de vinhos finos e derivados das uvas. São vinícolas de diferentes portes, algumas com grandes produções, outras de produções familiares — Miolo e Garibaldi são algumas das grandes vinícolas da região, mas existem diversas outras, como a Cave Geisse, Larentis, Casa Perini.
Gramado é um destino para visitar o ano inteiro e cada estação oferecerá uma experiência diferente. As temperaturas da cidade costumam ser mais baixas do que a média do país, tanto por estar no sul do Brasil quanto por seus 830 metros de altitude, que deixam o clima mais ameno. Isso não significa que a região não conheça temperaturas acima dos 30ºC, muito pelo contrário — durante o verão, é até comum que os termômetros atinjam a casa dos 32ºC durante o dia.
O inverno, época de alta temporada, tem temperaturas que giram entre 17ºC e 8ºC. Mas as frentes frias podem aparecer e deixar o tempo ainda mais frio, até abaixo de 0ºC. Nos dias mais frios, a expectativa dos visitantes é de ocorrer geadas e, inclusive, neve, deixando a cidade toda branquinha.
SOLICITAR CONTATO
PLR TURISMO
Endereço: Av. Mário Gurgel, 5353 – São Francisco, Cariacica – ES, CEP: 29145-910
Telefone: (27) 99890-8360
E-mail: edvandolopes@plrturismo.com.br
CNPJ: 45.429.204/0001-80
Desenvolvido por NL Marketing Turismo