A capital do Peru é Lima, uma cidade com mais de 9 milhões de habitantes que está a beira do Oceano Pacífico, e em que praticamente não chove durante o ano. A cidade é bastante movimentada, tem um fluxo intenso de veículos, restaurantes incríveis — alguns considerados os melhores do mundo — e uma vida moderna e enérgica onde edifícios novos compartilham o espaço com sítios arqueológicos.
Partindo da capital, a pouco tempo de voo você pode desembarcar em Cusco, uma importante cidade do país por suas raízes Incas e pela herança da colonização espanhola. Cusco serve como ponto inicial não só para explorar os sítios arqueológicos da própria cidade, como os sítios localizados no Vale Sagrado dos Incas e, da grande atração do país, Machu Picchu. Machu Picchu, a cidade sagrada dos Incas, é tudo isso que as pessoas dizem mesmo. Sua magia, energia e beleza a tornam um lugar único no mundo e que vale a pena ser conhecido sem pressa.
• Machu Picchu
A “cidade perdida dos Incas”, ou Machu Picchu, que significa “velha montanha” em quéchua, língua nativa, foi uma das cidades do chamado “Império Inca”. O lugar ainda tem boa parte de suas construções originais e permite aos visitantes desvendar um pouquinho de um povo que guardava um conhecimento muito avançado, especialmente para a época em que lá viveram. O sítio arqueológico está 2.450 metros acima do nível do mar, em uma localização que desperta interesse justamente por ser de difícil acesso.
Machu Picchu foi toda construída por blocos de pedras encaixadas, sendo que a maior parte delas tem entre 10 kg e 15 kg — mas algumas chegam a pesar 20 toneladas. O lugar tem cerca de 32 mil hectares e reúne em torno de 200 estruturas em pedra granítica, que incluem terraços agrícolas, templos, residências, paredes enormes e canais de irrigação.
• Saqsayhuaman
Saqsayhuaman é um dos principais sítios arqueológicos de Cusco e está localizado a cerca de 4 km do Centro da cidade. O local, conhecido como uma fortaleza, está a 3.500 metros de altitude, e seu nome significa algo como “falcão saciado”, provavelmente por conta das aves que existiam no lugar.
O complexo arqueológico é um dos mais importantes da região porque reúne muros com pedras enormes em zigue-zague, aquedutos, cavernas subterrâneas, templos de cerimônias, torres, lagoa artificial e uma praça onde se realiza a festa do Sol, “Inti Raymi”. Os blocos de pedra de Saqsayhuaman chegam a medir mais de 9 metros de altura e pesar mais de 100 toneladas!
Além da arquitetura do lugar, a vista do sítio arqueológico é muito bonita, porque ele está acima da altitude de Cusco. Reserve um tempo para caminhar ao longo do sítio arqueológico, conhecer seus cantinhos e tirar fotos da paisagem!
• Pisac
Pisac é uma cidade e um sítio arqueológico peruano, localizado a cerca de 43 km de Cusco. O sítio arqueológico é um dos mais completos nos arredores de Cusco e um passeio muito interessante para se fazer durante sua viagem à região.
O grande diferencial do sítio arqueológico de Pisac é compreender um conjunto de construções bem completo, datados do período do apogeu Inca. Em um passeio pelo sítio arqueológico, você verá que o local compreende um setor agrícola, uma área com terraças de cultivo construídas que aproveitam o formato da montanha; um setor urbano, de onde se tem uma vista muito bonita da região montanhosa ao redor; e um setor religioso.
• Laguna Humantay
A Laguna Humantay é uma lagoa de águas cristalinas, formada pelo degelo das montanhas andinas. Ela fica localizada a cerca de 125 km de Cusco e tem uma paisagem espetacular! Nos últimos anos o lugar ficou bem conhecido e atualmente é um dos principais passeios a se fazer nos arredores de Cusco. A atividade, no entanto, é de difícil acesso, e para conhecê-la é necessário fazer um trekking.
• Rainbow Mountain
A Rainbow Mountain, Montanha de 7 Cores do Peru, ou Montanha Arco-Íris, é um dos passeios mais populares oferecidos atualmente pelas agências de Cusco. O passeio consiste na visitação de uma montanha que, de forma completamente natural, possui diversos tons coloridos, entre eles o vermelho, a terracota e o verde. Esses vários tons formam um colorido similar ao de um arco-íris.
A região da Rainbow Mountain é super bonita, cercada por um vale montanhoso, o Vale Vermelho (Vale Rojo), onde também estão outras montanhas em que visitantes fazem trekking. Toda essa região tem uma vegetação bonita, animais e, dependendo da estação, você também verá neve no topo das montanhas andinas.
O que nem todo mundo sabe antes de visitar a Montanha de 7 Cores é que o passeio pode ser bem cansativo, pois é necessário caminhar para chegar ao ponto panorâmico de onde se vê e famosa Montanha de 7 Cores. Oficialmente chamada de Vinicunca, a montanha fica a uma altitude acima dos 5 mil metros, e observá-la de perto não é fácil devido ao ar rarefeito.
O Peru é um país com cidades bem distintas no que diz respeito ao clima. É importante que você avalie destino a destino ao planejar sua viagem. Enquanto Lima é uma cidade em que quase não há chuvas, na região de Cusco e Machu Picchu o verão tende a ser bem chuvoso e as chuvas podem acabar atrapalhando os passeios ao ar livre. Sendo assim, o inverno pode acabar sendo o melhor período para viajar, porque ainda que seja mais frio, corresponde à temporada mais seca.
SOLICITAR CONTATO
PLR TURISMO
Endereço: Av. Mário Gurgel, 5353 – São Francisco, Cariacica – ES, CEP: 29145-910
Telefone: (27) 99890-8360
E-mail: edvandolopes@plrturismo.com.br
CNPJ: 45.429.204/0001-80
Desenvolvido por NL Marketing Turismo